quinta-feira, 28 de outubro de 2010

1924



    Eu tenho alguns hobbies, e o principal deles é colecionar coisas. Selos, moedas, cédulas, rótulos de cerveja e charutos, medalhas e condecorações do exército vermelho, cartões postais e festivos antigos. Por esses dias atrás eu estava organizando esses tesouros pessoais, e me deparei com um cartão comemorativo ao dia dos namorados, datado de 1924. O mesmo dizia assim: "Em teus olhos o sorriso é raio primaveril que promete um paraíso cheio de venturas mil". - Transladei-me pelo tempo, reencarnando-me no ano da morte de Lênin, e através das pautas da imaginação pensei naquela mulher, com olhar e sorriso tão dignos de receber tamanha homenagem. Pensei ainda naquele cavalheiro, homem verdadeiro, viril a ponto de rasgar-se em sensibilidade, sem temer as conseqüências de abrir seu peito na frente de uma mulher. Uma só palavra, pelo fio de seu bigode.

    Ao despertar da realidade, olhei a minha volta e já, por mais uma vez, renunciei dois mil e dez. Sou o filho bastardo de uma geração perdida, quase extinto por optar viver a diferença, por escolher uma só palavra, um só ideal. É claro que já tive meus momentos de sacana, ou laços rebeldes em tentativas frustradas de assassinar minha essência em muitos mudos gritos desesperados pelo direito de ser mais um, a nadar em todo esse lodo que se formou na piscina social. É claro que foram apenas flashes, pois bem sei que a porca lavada retorna a seu vômito. A porca, não eu.

    Eu por vezes escrevi a respeito dos homens e suas falhas, por vezes acreditei que a degeneração feminina era a colheita das sementes que plantamos. Bem, é, mas não apenas isso, outros fatores ainda me eram obscuros, porem a cada dia mais a balança se põe ao meio. O movimento feminista é um grande contrapeso, primeiro por dar legalidade a existência do machismo. Justiça seja feita, não gosto de ambos, mas se feministas se julgam no direito existencial, não podem reclamar que seus adversários ainda resistam a existir. Pessoas são iguais em grandeza, diferindo-se habilidades. Até mesmo uma feminista perde seu ideal na hora em que um botijão de gás cheio precisa ser levado para dentro de casa. Foi sim um movimento muito importante, pois lutou um combate digno e necessário, conquistou direitos a voto, melhores soldos, e até mesmo algumas proteções exclusivas, como a tal Maria da Penha. Mas passou, fez o seu papel com brilhantismo e está consumado. Resta hoje o oportunismo e a justificação, que na verdade é a necessidade de um ideal de boca pra fora. É a vacina contra classificações levianas, uma luta sem riscos, sem cara a bater, sem balas ou canhões, apenas palavras, palavras e palavras. Todas ao vento.
   Sou a favor sim das femininas. Mulheres que reconhecem sua grandeza, impõem seu respeito diante dos homens, sem a pretensão de tornar-se viris como eles. São mulheres fortes, fortíssimas, colossais, que com delicadeza e sabedoria conquistam tudo o que precisam, sem estardalhaços ou algazarras. São essas mulheres musculosas, que se escondem em corpos franzinos e se lambuzam de batom, que mudaram seus destinos. Me desculpem as feministas contemporâneas, mas se dependessem no passado de mulheres com axilas cabeludas, hoje ainda teriam motivos para lutar por igualdade.

    Mulheres modernas, não mais femininas, vocês conseguiram herdar a vergonha quando tinham honra nas mãos, sempre reclamaram da poligamia dos homens e ironicamente tornaram-se como eles. Vocês mulheres que tanto lutaram para exigir respeito e igualdade conseguindo tornar-se tão livres para escolher, escolheram ser chamadas de cachorras, tchutchucas, frutas ou samambaias. Para isso que tanto desejaram espaço nas caixas de imagens? É tão cômodo jogar a culpa de tudo nos homens. Me perdoem mais uma vez ainda, mas nós somente somos tratados como nos permitimos ser, e se hoje vocês acham bregas e ultrapassadas as palavras de Pixinguinha e Nelson Gonçalves, que tanto vos cortejaram, optando pelos negros dizeres de MC Serginho, sim, vocês são cachorras, e as culpadas disso são vocês, uma vez que aceitaram ser tratadas assim. Se reclamam por não serem mais conquistadas, azar, quem mandou ir pra balada e ficar com o primeiro carinha que chegou com papinho mole pro teu lado? Pior ainda, quem mandou ir pro motel com ele na primeira noite? Você é o que se permite ser. Se chora um choro de chorume quando traída, bem feito, quem mandou dar ibope para cantores sertanejos que apóiam a mentira e a poligamia? Suas escolhas vos colocaram no banco dos réus. Você é apenas o que se permite ser.

    Conheço mulheres femininas, e tal como eu, sofrem das mesmas apatias, não conseguem se enquadrar, e tornaram-se seletivas em demasia. Geralmente estão sozinhas, em busca de um amor. Mas uma coisa essas mulheres tem: Respeito. Elas são o que decidiram ser, e homem vagabundo algum se aproxima e consegue ludibria-las. São mulheres assim que possuem sorrisos como raios primaveris. Somente estas estão destinadas a possuir raridades, que por sua vez são homens capazes de fazer de vossos corpos fortalezas de amores eternos. Quanto as demais mulheres, minhas irônicas congratulações: Vocês conseguiram se tornar iguais a nós. Aos piores de nós, aliás.
   
(Allen Cristhian - 29 de Outubro de 2010)
 

4 comentários:

  1. Sinto toda revolta do seu texto, cada vírgula, cada entonação. Acredito que pregar por uma igualdade entre mulheres e homens sempre será uma utopia, pois nossas habilidades são diferentes. Posso carregar um botijão de gás sozinha, por exemplo, mas meu esforço seria infinitamente maior, e isso é só um detalhe hormonal e fisiológico. Poderia citar muitos outros, mas daria um texto, um compêndio. Sei que as mulheres têm se menosprezado diante da sociedade, acredito que seja muito por carência, ou insegurança, acho que não é exatamente uma tentativa de se igualar, mas de se encaixar ou de tentar sentir-se valorizada, nem que o valor seja atribuído somente ao corpo. E sinto dó (sou mulher e não vou me esquecer disso enquanto escrevo!) e dó é o pior sentimento que pode existir, acho até a inveja algo mais digno (isso é, no mínimo, triste). Enfim, desejo sempre lembrar-me do valor que nós mulheres temos e, por mais que pareça loucura, fico feliz em acreditar que ainda há homens que valorizam algo que vai além da derme e do tecido adiposo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, parabéns. É um daqueles textos que você lê e quer divulgar.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto... Parabéns!

    Saudades, Allen :)

    ResponderExcluir
  4. Li somente verdades neste texto.

    Hoje em dia, como você mesmo escreveu, as mulheres que se mantiveram mulheres e não super mulheres, estão sozinhas e a procura de um amor. E a cada dia mais seletivas, nunca me encaixei tanto em algo como está aqui.

    Parabéns pela tua alma sensível e verdadeira!

    ResponderExcluir